quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cinema encerra ano com quebra de recordes no Brasil

Faturamento supera R$ 1 bilhão em 2010, com marca de 137 milhões de espectadores


Impulsionado por três grandes sucessos nacionais, o circuito comercial de cinema no país atingiu números recordes em 2010, com faturamento bruto superior a R$ 1 bilhão e mais de 137 milhões de espectadores.


De acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, o total de público nas salas de cinemas em todo o território cresceu no ano passado 22% em relação a 2009, enquanto, no mesmo período, o faturamento aumentou em 32%.


Tropa de Elite 2 foi o filme mais assistido do ano, com 11 milhões de espectadores. O filme quebrou um recorde de três décadas e bateu Dona Flor e seus Dois Maridos como o longa brasileiro de maior público na história. Além de Tropa, sucessos como Chico Xavier e Nosso Lar foram responsáveis por dar ao cinema brasileiro 19% da audiência total em 2010.


Apesar do crescimento de audiência e faturamento, o número de salas cresceu apenas 6% no ano passado. "O momento é propício para abertura de novos espaços", diz Jorge Peregrino, presidente do sindicato.


O crescimento foi registrado não apenas na audiência de produções brasileiras, mas especialmente nos filmes em 3D, responsáveis por 20% da bilheteria, já que têm ingressos mais caros, e 13% do total de espectadores, com crescimento acima da média dos demais.


Wagner Moura e Milhem Cortaz em cena de Tropa de Elite 2
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário